O que é uma Exposição?

As Exposições Caninas têm como objetivo selecionar e classificar os melhores exemplares dentre cada raça canina, em conformidade com o Padrão Oficial de cada Raça, adotado pela CBKC.

As Exposições de Conformação e Beleza são eventos cinófilos realizados em várias cidades de todo Brasil e são organizados pelo Kennel Clube de cada cidade, devidamente homologadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Estes eventos são realizados normalmente aos finais de semana e o calendário pode ser vizualisado no site da CBKC e do Dog Show.

Cada Kennel Clube emite uma circular informando onde e quando será o evento, a relação dos juízes convidados a julgar o evento e qual o tipo de homologação: Exposição Nacional, Exposição Panamericana ou Exposição Internacional, Especializada de Raça ou Nacional.

Juízes convidados

Os juízes convidados possuem licenças para julgar as raças ou grupos, os quais foram aprovados pelas suas entidades cinófilas. Juízes “All Rounder” são os únicos com permissão de julgar "Best in Show".
Durante as Exposições, os juízes avaliarão a aparência geral dos cães de acordo com o padrão de cada raça, o temperamento, a movimentação e brevemente poderão verificar as condições de saúde dos cães. Cães com qualquer sinal de doenças podem ser desclassificados.
Por isso a importância das Exposições Cinófilas, pois os cães selecionados pelos juízes representam o padrão de sua raça. E também as qualidades e condições necessárias para que os cães escolhidos possam sirvam para reprodução, buscando passar suas qualidades para as próximas gerações e preservar a pureza de cada raça ali representada.

Handler

Tanto o proprietário do cão quanto um Handler Profissional poderão apresentar o cão.

O Handler é o Profissional capacitado a expor o cão nos eventos cinófilos. Ele é requisitado principalmente quando o expositor não tem experiência ou quando não tem disponibilidade de tempo para viajar até os eventos. Os Handlers podem ajudar desde a escolha do cão até a manutenção e o treinamento antes mesmo do início dos eventos até a apresentação no dia das exposições. Para pedir recomendações de Handlers em sua cidade, contacte o Kennel Clube local.

Caso opte por você mesmo apresentar seu cão, existe a oportunidade de entrar na disputa das finais de Best in Show Proprietário, caso ele ganhe Melhor da Raça - lembrando que o cão deve ter sido apresentado sempre pela mesma pessoa durante todo o evento.