O Conselho

Os Conselhos são órgãos de assessoramento técnico e consultivo da CBKC

Os Conselhos de Raça são órgãos de assessoramento técnico e consultivo da CBKC, tendo por objetivo difundir, fomentar, aprimorar, desenvolver e promover o congraçamento dos criadores de cães de raças específicas, com o intuito sempre de estimular a criação da raça que representam, divulgando-a por meio de atividades técnicas ou promocionais, quais sejam: circulares, boletins técnicos, cursos, simpósios, congressos, exposições e todas aquelas que colaborem para que cada Conselho de Raça atinja seus objetivos.

A Confederação Brasileira de Cinofilia, na pessoa de seu Exmo. Presidente, Dr. Sergio Meira Lopes de Castro, demonstrou interesse e apoio na organização da raça Pastor de Shetland a nível Nacional, determinando através da Resolução nº 331, de 15 de outubro de 2015, a criação do CONSELHO BRASILEIRO DA RAÇA PASTOR DE SHETLAND utilizando a sigla CBR-PASTOR DE SHETLAND.

Na ocasião, foi designado o Sr. Luis Eduardo F. de Almeida como Coordenador Geral e nomeados os seguintes cinófilos para compor o Conselho: Ana Paula G. de Azeredo, Betânia de Almeida Mendonça, Cristiano de Mello Catropa, Fabio Leandro Soundness, Henrique Cirilo, Hilda Scherrer, Hugo Paes Bezerra, Janaína Gonçalves Ferreira Pena, Jaqueline Gomes de Brito, Julio Cesar Casares Filho, Patrícia M. Oliveira, Roberto Teixeira, Vania Lerosa Telles e Victor Hugo Rios.

Em 19 de outubro de 2015 , foi realizada, com apoio de Kennel Clube Fluminense (KCFLU), como evento comemorativo à criação deste Conselho, uma palestra sobre a raça Pastor de Shetland com o titular do canil Macdega, o conceituado juiz e criador americano Thomas Coen.