Trabalho

O Pastor de Shetland, ou Sheltie, como é popularmente conhecido, é um cão muito obediente e que aprende rápido. A raça é extremamente inteligente e sensível. Adora agradar. Dentre suas qualidades, podemos ainda citar que é um cão gentil, brincalhão, amável e companheiro, além de ser ótimo com crianças.

Os Shelties foram criados para serem guardiões de rebanhos – portanto são excelentes cães de alerta.Segundo Stanley Coren (Filadélfia, Pensilvânia EUA -1942), em seu livro “A Inteligência dos Cães” (The Intelligence of Dogs – 1994), a raça figura na 6.ª posição entre os cães mais inteligentes do mundo. A raça foi desenvolvida para ser um cão de pastoreio, entretanto, com o passar dos anos, sua função de cão pastor acabou ficando em segundo plano, e este passou a ser considerado um cão de companhia. Foi amplamente usado como suporte terapêutico e ganhou destaque em competições desportivas.

Os Shelties são cães com grande capacidade atlética, que necessitam de exercício e adoram sessões de treinamento e obediência, bem como todos os outros “esportes caninos”. São alunos entusiasmados e inteligentes.

Publicações - Trabalho