Comportamento e Bem estar - Agility

O AGILITY é uma atividade que promove bem-estar ao cão e ao dono também! Praticando agility com seu Pastor de Shetland, você estará aprendendo a linguagem canina e, com isto, a relação com ele torna-se ainda mais harmônica.

Além da melhora da relação com seu Sheltie, esta atividade proporciona: rotina, disciplina, ambientação, socialização, enriquecimento ambiental e condicionamento físico – melhorando a qualidade de vida do cão e de seu proprietário. Os benefícios que o agility agrega fazem com que haja prevenção e até resolução de vários problemas comportamentais.

O foco é proporcionar bem-estar aos cães através de uma atividade recreativa. Mas para os que quiserem levar mais a sério, é um esporte onde o Pastor de Shetland se destaca. Os Shelties brasileiros destacam-se em competições nacionais e internacionais. O Pastor de Shetland é raça importante no agility mundial.

Para quem quiser competir, existem muitas escolas de agility e vários campeonatos em vários estados. Quem organiza o agility e os campeonatos de agility no Brasil é a CBA (Comissão Brasileira de Agility). Você pode acessar o site da CBA clicando AQUI, para ter acesso ao calendário de provas, escolas de agility, regulamentos etc.

Baseado em provas hípicas, o Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas.

O Agility não é uma prova de velocidade, mas sim de habilidade. Por isso, as faltas nos obstáculos são mais importantes do que as faltas de tempo. Como esporte, além de nos deixar em forma juntamente com nosso Sheltie, ajuda a na socialização e ambientação e age como uma terapia anti-stress. É realmente relaxante e prazeroso praticar o Agility.

Agility é bem-estar, recreação ou esporte e pode ser praticado por filhotes e cães adultos, qualquer pessoa pode praticar pois o agility é uma atividade para família.