O que é Trimming?

Nós chamamos de trimming quando a pelagem do cão é aparada/tosada de acordo com a tosa específica de cada raça.

Cada cão tem as suas características como temperamento e personalidade, diversos tipos de pelos ou até mesmo ausência destes, o volume e comprimento da pelagem são para proteção e funções. Assim, o Trimming é feito para potencializar essas características e as funções de cada raça, proteger regiões (principalmente da face), ressaltar qualidades e disfarçar imperfeições  através da retirada de pelos , dando assim a  perfeição do “padrão” da raça.

Em tempos remotos era a função daquele animal que ditava onde e como sua pelagem deveria ser aparada ou completamente retirada, hoje em dia tosamos os cães por diversas razões como saúde e estética, mas o trimming ainda é muito realizado em centros de estética animal conceituados, competições e exposições.

O Sheltie não possui uma tosa como a de um Poodle, mas em seu padrão não existe a menção de proibição de trimming como acontece em algumas raças.

Então mostraremos aqui o Trimming Básico permitido nas exposições FCI.

Etapas do trimming

Devemos desde cedo acostumar o nosso cão a ser manuseado por mãos seguras e pacientes, além de colocá-lo em contato com os instrumentos mais adequados para a manutenção do seu pelo, dando assim os primeiros passos fundamentais para o Trimming.

Caso o seu Sheltie esteja sendo preparado para ir a uma exposição, devemos deixá-lo pelo menos alguns dias sem tomar banho completo, para que a textura correta do pelo do Sheltie fique evidente e também ajude a armar a pelagem mais facilmente.

Deve-se verificar e limpar os ouvidos usando algodão e loção para limpeza especifico para cães.

Os dentes devem estar limpos, de preferência sem sujeira e tártaro. Uma boca limpa é sinal de cuidados que trazem bem-estar ao cão.

É importante também que o cão esteja protegido contra pulgas e carrapatos.

Feito isto, pode-se iniciar o Trimming:

Material básico:

1 ) – escovas: de pino sem bolinha , rasqueadeira e escova de sapato.

2 ) – pentes: médio e grande servas largas.

3 ) – tesouras: tesoura grande com ponta arredondada, tesoura média, tesoura curva, tesoura dentada e tesoura pequena.