Atividades assistidas e o Pastor de Shetland

As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) são atividades que utilizam os benefícios das interações humano e animal, permitindo que este se torne um apoio terapêutico no auxílio em várias intervenções terapêuticas e educacionais, visando promover o bem-estar, motivação, recreação e qualidade de vida das pessoas envolvidas.

Estas atividades podem ser divididas em três variedades:

Terapia Assistida por Animais (TAA): Intervenções que visam auxiliar na resiliência e estímulo dos pacientes, promovida junto aos profissionais da saúde.
Educação Assistida por Animais (EAA): Atividades que auxiliam no incentivo do desenvolvimento e aprendizagem, promovida junto dos profissionais da educação.
Atividades Assistidas por Animais (AAA): São dinâmicas de recreação e lazer, que visam promover o bem estar dos participantes.

Os Pastores de Shetland, apesar de serem cães ativos e vigorosos, também apresentam um perfil carinhoso e afetuoso. Além disso, é uma raça extremamente leal e ligada aos tutores, disposta a ajudar no que for preciso. Essa versatilidade tem ajudado os shelties a apresentarem um ótimo desempenho nas Intervenções Assistidas por Animais.

Segundo a psicanalista Silvana Fedeli Prado, superintendente técnica e fundadora da ONG Patas Therapeutas, os shelties que fazem parte da equipe são ótimos cães terapeutas. Todos eles se saíram muito bem na seleção e na preparação para as intervenções, pois são cães inteligentes e aprendem com certa facilidade o adestramento básico, além da dessensibilização nos cinco sentidos, por exemplo, ao toque de pessoas em várias partes do corpo do animal.

Silvana também relatou que o fato de serem cães ativos favorece a interação com crianças, que é uma das características mais marcantes, além de sua beleza e pelo exuberante. Sempre chamam muita atenção dos assistidos, que gostam de escova-los.

Para trabalhar na ONG Patas Therapeutas, o cão precisa ser bem sociabilizado desde filhote, além de também ser necessário realizar uma preparação na escola de cães terapeutas da ONG, onde os tutores são instruídos sobre bem estar animal, linguagem corporal dos cães, etc. e os shelties são formados como cães terapeutas.

Caso você tenha interesse de realizar Atividades Assistidas por Animais com o seu Pastor de Shetland, a Patas Therapeutas atua em São Paulo e é possível se inscrever para ser voluntário pelo site: www.patastherapeutas.org

As fotos nesta publicação foram gentilmente cedidas e fazem parte do arquivo pessoal da Silvana Fedeli Prado.

 

Deixe uma resposta