Brucelose Canina
A brucelose canina, zoonose que acarreta grandes prejuízos aos criadores de cães. Os sintomas mais significativos são o abortamento nas fêmeas, orquites e epididimites nos machos e infertilidades em ambos os sexos.
Os testes sorológicos são os métodos diagnósticos mais frequentemente utilizados no diagnóstico. Estes testes podem resultar em resultados falso positivos e em casos crônicos em falso negativos havendo a necessidade do isolamento bacteriano para firmar diagnóstico definitivo da doença.
O tratamento consiste de antibioticoterapia, a qual não obtém resultado muito satisfatório devido à persistência intracelular do agente. O homem apresenta certa resistência ao agente, no entanto muitos casos já foram relatados em humanos, ficando o alerta para os profissionais de saúde quanto ao caráter zoonótico desta doença.
Portanto, é importante ter um maior conhecimento sobre a doença, possibilitando aos Clínicos Veterinários a diagnosticar e instituir um plano de controle e profilaxia adequados.