Enriquecimento Ambiental

Cão: Vilu Loba dos Pardais/Foto: Deise Oliveira

Na residência, o cão precisa ter enriquecimento ambiental (EA) para poder manifestar os comportamentos naturais da espécie – como roer, forragear e caçar. Tudo isso é muito importante para promover bem-estar animal (BEA) ao cão.

O EA é parte fundamental no desenvolvimento ao longo da vida de um cão. É uma maneira inteligente de gastar a energia física e mental do cão e reconectá-lo aos seus instintos primitivos – assim, o EA é muito importante para o BEA de seu cão.

Enriquecer o ambiente do Sheltie estimula seus sentidos, fazendo com que tenha um aumento da autoestima e, com isso a diminuição do medo, ansiedade e agressividade.

Existem várias maneiras de enriquecer o ambiente do cão. Brinquedos interativos que o fazem buscar o seu próprio alimento, ou esconder bolinhas e petiscos, são estímulos para o instinto de caçador. Em lojas especializadas são disponibilizadas muitas variedades de brinquedos inteligentes e interativos. Entretanto, é possível criar brinquedos próprios e individualizados para cada cão. Ter uma boa variedade de brinquedos diferentes e alternar as formas de brincar vão ajudar para que os cães sejam sempre estimulados. Porém é importante que os brinquedos sejam oferecidos sob supervisão.

Para quem possui mais de um cão em casa, o oferecimento de comida em brinquedos precisa observar alguns quesitos: brinquedos diferentes para os cães; certa distância entre um cão e o outro; não deixar cães sozinhos com brinquedos recheados para evitar disputas por alimento ou brigas. Se o cão não demonstrar interesse nos brinquedos, podem ser usadas algumas táticas para despertar este interesse: aquecer a ração no micro-ondas por 15 segundos para ativar o aroma, colocar alguns pedacinhos de petiscos “Premium” como frutas (não ácidas), legumes (crus), iscas de peito de frango assadas sem tempero ou snacks para cães, disponíveis no mercado.

Existem atividades físicas que devem ser feitas com o Sheltie para que a comunicação e relação com ele seja ainda mais harmoniosa, tais como passeios rotineiros – cães são animais nômades e precisam passear e nada melhor que passear com quem ele confia e convive – corridas, trilhas, etc. Por ser exímio esportista, o sheltie apresenta excelente desempenho no agility. Para saber mais sobre agility, clique AQUI.

É de suma importância para o equilíbrio físico e mental do cão a socialização, a ambientação, o treinamento e o enriquecimento ambiental. Para aqueles que não têm condições de propiciar estes estímulos ao cão, devem considerar as opções day care/creches caninas, onde o cão terá contato com outros cães e outras pessoas, receberão cuidados, treinamento e enriquecimento ambiental – muito importantes para o equilíbrio físico e mental.

Uma coisa que jamais pode ser esquecida é que cada cão é único, portanto, as limitações individuais de cada um devem ser respeitadas na socialização e ambientação de cada cão. Alguns filhotes aprendem rápido, alguns são mais lentos, mas todos aprendem.

Estimular, socializar e enriquecer o ambiente são importantes para que se tenha um Sheltie companheiro em qualquer circunstância.

Deixe uma resposta