Parvovirose

Parvovirose canina é uma doença altamente contagiosa e muito comum em cães, seu principal sintoma é a diarreia acompanhada de sangue.

As vacinas disponíveis atualmente têm controlado a propagação da doença, mas apesar de terem sidos vacinados, alguns cães ainda correm o risco de contraí-la e podem chegar a falecer.

A parvovirose é transmitida por meio do contato com fezes ou vômitos contendo o parvovírus, podendo ocorrer por via respiratória, secreção oculonasal ou contato direto com outros cães infectados.

O vírus pode permanecer durante meses em um ambiente e é conhecido por sobreviver em objetos, como roupas, cobertores, potes de ração ou até mesmo no próprio piso. Por isso é importante que qualquer material fecal ou vômito seja removido com água sanitária.

O período de incubação, ou seja, o tempo de exposição ao vírus até o momento em que os sinais da doença começam a aparecer em torno de 7 a 14 dias. Além disso, o vírus pode ser encontrado nas fezes dias antes dos sinais clínicos da doença aparecerem e pode permanecer até duas semanas após o início da doença.

Os principais sintomas da doença são: Vômito, Letargia, Anorexia, Perda de peso repentina, Diarreia (com sangue nas fezes), Mucosas pálidas (interior das pálpebras e gengiva), Febre (em alguns casos).

Raramente cães adultos expostos ao vírus apresentam sintomas. A maioria dos casos da doença são observados em cães com menos de 6 meses de idade, e os casos mais graves geralmente ocorrem em cães com menos de 12 semanas. Pelo fato de terem a imunidade baixa ou ainda por não terem recebido todas as vacinas.

Se você perceber qualquer um desses sintomas em seu animal, leve-o imediatamente ao médico veterinário.

Fonte: https://www.ourofinopet.com/perguntas-frequentes/o-que-e-parvovirose-canina/

 

Deixe uma resposta